quarta-feira, 27 de maio de 2015

ENTREVISTA VIRTUAL COM DE LUKA – LIVRO CONTOS CURIOSOS

Com Fernando Guedes e Alê Lima

link para pedir o livro

.http://editoramultifoco.com.br/loja/product/contos-curiosos/




DE LUKA

Bom dia, Mário Amâncio!
Como está seu coração e mente nestes tempos de pré-lançamento do seu livro de contos?

O ESCRITOR/POETA

Bom dia De Luka!  Veja bem, estou a mil, sou ansioso e vivo a fantasiar a vida como bem sabe, pelas minhas outras entrevistas deve ter dito essa noção, mas essa realidade do meu sonho concretizando fico  mais animado em continuar nesta batalha, que é editar um livro no nosso país; já ouvi muita gente dizer: Nossa você é corajoso, lançar um livro no Brasil! (Risos)

De LUKA

E o que diz a respeito dessa crença de que brasileiro não lê ou não gosta de livros?

ESCRITOR/ POETA

Eu acho estranho primeiramente, talvez seja cultural mesmo, mas isso está mudando. Sou fã do Monteiro Lobato e, me identifico pela sua maneira de escrever, um exemplo são meus contos: “A festa do Saci” que é um conto que fala em preservação das florestas, narro de uma forma engraçada e mística; o conto “O bosque do Mourão Mourão” ,que retrata a infância de dois irmãos com outros personagens que são aves, insetos e  animais, todos animados,mas o livro tem seus mistérios em cada conto, transmutando  entre a  realidade e a fantasia , o místico e o terrestre.

DE LUKA

Mas afinal para quem quer escrever, crianças ou adultos?


ESCRITOR/POETA

Os dois, pois  escrevi esses contos para os pais; por quê? Para que leiam aos filhos e incentivem os a lerem, creio eu que os contos ainda ajudam num contato mais afetivo e fraternal. Acho boa parte dos pais distantes, pelo menos é o que sinto, deve ser devido a correria do dia a dia, mas os filhos também o são, devido à era virtual.Mas não existe livro infantil somente para crianças,  tem adultos que leem histórias infantis.

DE LUKA

Interessante este livro!De fato curioso, o nome já diz tudo!”Contos Curiosos”, mas como foi o processo do livro e, este espaço de tempo em editá-lo, teve algum motivo especial?

ESCRITOR/ POETA

Eu queria de  fato  reunir um bom material para o segundo livro. Que fosse de leitura agradável, mas  leve, diferente...Com  pitadas de inocência e humor, mas com profundidades nos temas. Segundo o consultor literário que me convidou para essa nova editora, ele disse que escrevo de uma maneira inocente. (Risos). Mas no bom sentido é claro, mas tem neste livro  uma pitada de sensualidade em dois contos, os pais vão ter que selecionar a leitura se for o caso, mas não é nada demais perto do que eles escutam em algumas músicas da moda de hoje.

DE LUKA

Mas foi só por isso mesmo, você como escritor deve produzir muitos textos ou não?


ESCRITOR/POETA

Bom, De Luka, teve outros fatores sim, alguns impasses, mas o livro está aí e quero esquecer os males  que sofri,mas neste intervalo algo mágico aconteceu e quero relatar.

DE LUKA

Diga-nos Mário Amâncio e não nos esconda nada!

 ESCRITOR/POETA

Eu tive um período longo de depressão, não vou dar detalhes da doença, mas vou relatar minha cura em poucas palavras. Primeiramente agradeço a Deus por ter colocado bons anjos no meu caminho, que foram  físicos ou não.
Quando eu estava fechado no meu quarto, fiquei trabalhando meu blogspot, melhorando a forma de expor as poesias,correções ortográficas, imagens e compondo até alguns contos.Mas não estava bem, um amigo de Embú Guaçu ,o Edilson Silva ficou tempos teclando comigo na internet, isso me fazia bem,eu relatava minhas tristezas e insucessos a ele, teve paciência o rapaz!(Risos)
Nesta época convidaram-me pra coletânea do livro, “Palavra é Arte”, foi o escritor editor "Gilberto Martins",depois no livro de poesias que foi direcionado para  APAE, “Poesia todo Dia”; nesta época eu fiz uma amizade virtual com a Ana Paiva, foi outra pessoa importante que me ajudou a sair da tristeza profunda, ela curiosamente morava em Taubaté, terra do Lobato. Depois de meses recebi o convite para o livro de contos da editora Multifoco, mas além da Ana,  o que me ajudou a sair do final da crise de depressão foi um convite  de trabalho com a Mary Kay, vindo da Claudia Regina Molla, que cura pessoas através do biomagnetismo.
O problema de não se curar totalmente da depressão e, poder voltar a ela, isso não é difícil, por isso todo cuidado é pouco.


DE LUKA

Que bom que se curou, o que indica para pessoas com depressão?

ESCRITOR/POETA

Veja bem ,De Luka, no meu caso queria crescer na literatura e algo bom me aconteceu,eu indico fazer o que gostam na vida e ter  sorte com amigos virtuais ou físicos e, familiares que entendam seus casos.Cada caso é um caso, posso falar por mim, mas não desistam nunca de seguir em frente. Teve um certo  dia que tentei levantar da cama por três vezes, mas não consegui, parecia que era de ferro e  a cama um imã, mas vamos ao livro.(Risos)

DE LUKA

Me diga mais a respeito de algum conto,tem algum  que você gosta mais que outro?

ESCRITOR/ POETA

Ah, sim sempre temos, “ A Cozinheira Encrenqueira” que se chama Sinha ,é bem interessante, o personagem segundo a definição do Paulo Sergio Rodrigues de Paula,o consultor literário ,  o personagem é  talentoso e um tanto  perverso, criando situações curiosas na narrativa. “Eu, Mike para Digão”, é meu xodó; o Mike é corintiano e mora na casa de palmeirenses, manda email para seu antigo dono;a também o Hermann, do conto o Boto Cor de Rosa,é bem sensualista;A Mula sem cabeça é surpreendente no final; a Cuca da festa do Saci Pererê; A Mulata Shirha; João Medonho...Nossa já é quase metade dos personagens principais. (Risos) 
DE LUKA
Olha só isso Amâncio, até eu fiquei curioso, esta noite acabo com ela lendo alguns contos seus no seu blogspot, mais uma pergunta, como está a crítica a respeito do livro? 

ESCRITOR/POETA 
Boa, um jornalista chamado Leandro Martins me elogiou de uma forma singela e emocionante, além deste profissional,um escritor que tem o dedo torto de tanto escrever, pois na sua época era na caneta mesmo,é o escritor Gilberto Martins.Também alguns  leitores nas madrugadas, pois trabalho divulgando meus contos, boa parte das vezes; até um dependente químico me elogiou,às vezes distribuo meu trabalho onde o coração bate e acaba causando uma emoção boa, mas pretendo viver mais o dia e menos a noite, principalmente a partir do lançamento deste livro.

DE LUKA
Bonito  seu gesto nas madrugadas e,parabém pela boa crítica! Você pelo visto assumiu seu sobrenome Amâncio artisticamente e não mais o Azevedo, por quê?

 ESCRITOR/POETA
Devido a um grande professor de literatura na área de cultura na minha cidade natal, que é São Caetano do Sul. Foi o  Alê Lima, ele me disse o seguinte:
"Veja bem,"Mário Amâncio" um nome forte, artístico, poético, com letras recorrentes: assonância do "io" e aliteração do "m". O "Azevedo" meio que quebra o encanto. Compreende?
Fora que, "Mário Amâncio", cabalisticamente, envolve o número 12, o sacro-ofício do poeta,12 envolve missão, poder, apostolado, 12 discípulos, etc.”

Foi bem convincente,não é De Luka? (Risos) 
DE LUKA
Muito convincente mesmo! Vamos dar uma pausa e voltamos para mais perguntas, até breve pessoal.



Casa de cultura e arte, Estação Brasil -SCS





Nenhum comentário: