domingo, 24 de outubro de 2010

BRASIL O PAÍS DO FUTURO

Mário de Andrade
Fundado pelo iluminista Mário de Andrade no ano de 1935, o Ônibus-biblioteca hoje em dia ainda circula na periferia de São Paulo, dando oportunidade ao povo carente de livros e menos abastados que tenham acesso a uma boa leitura.
Desde gibis, revistas, livros de romance, auto-ajuda e didáticos o Ônibus-biblioteca oferece.
Segundo pesquisas chega a ser  até mais requisitados do que as bibliotecas públicas, levando em conta que não são todos que tem acesso fácil a uma biblioteca em seu município, levando o projeto do então fundador Mário de Andrade existe até hoje em dia.
A fundação em 1935 foi no 'Largo da Concórdia, Jardim Luz e Praça da República".  
De inicio um velho ônibus foi doado pela já inexistente (CMTC) Companhia Municipal de Transportes Coletivos, que foi cedido pela prefeitura. O projeto saiu das mãos do escritor para o prefeito da época. Para alegria do povo o projeto foi aceito.Como canta o mineiro Milton Nascimento “O artista tem que estar onde o povo está”. Seguindo seu pensamento o livro também.
O Brasileiro lê em media 2 livros por ano, perdendo para Inglaterra e Estado Unidos que lêem em media 6 por ano e França 7 por ano.Os Argentinos e paises da América central  também tem um alto índice  de leitura, o Brasil ainda perde
A idéia da biblioteca móvel só não vai além do que deveria ,por falta de doações e de sociedades filantrópicas que ainda não perceberam a importância do projeto do nosso iluminista Mário de Andrade.
Alguns podem achar que os jovens de hoje tem a internet ou mesmos outros acessos, mesmo assim São Paulo no decorrer do tempo migrou vários  brasileiros de outros Estados, dando sua superpopulação vindo junto a pobreza e dificuldades.O Brasil é um país pra todos, e todos tem o direito a informação e melhorar seus conhecimentos e consequentemente o futuro de todos.
O projeto já tem 75 anos e se estendeu por toda cidade, um exemplo está no "Bairro do Japonês" - Nova Cachoeirinha, onde temos um ônibus firme e atuante, onde milhares de jovens emprestam livros.
Surgiu também um novo projeto em algumas estações do metrô, porém ainda a idéia das periferias é a melhor  porque  atinge o público alvo que são os jovens, ressalvando que todas as idéias são viáveis se tratando de educação e cidadania.
Ainda hoje há pessoas que jogam livros fora ou deixam embolorando nos porões, mas grande parte da população ainda faz doações.
Segundo estimativas são 6 mil leitores por mês, afinal o Ônibus-biblioteca se desloca para pontos variados.Esta mobilização cultural é uma das mais geniosas e simples que já foi criada em todos os tempos.
Quando todos se conscientizarem da importância do abastecimento gratuito, fácil e rápido aos nossos jovens,
 poderemos dizer de base que o Brasil é o pais do futuro, pois quem  faz o futuro são os próprios jovens, através dos nossos velhos.



  

Nenhum comentário: