terça-feira, 16 de novembro de 2010

ENTREVISTA COM MÁRIO AMÂNCIO DE AZEVEDO


Entrevista com o escritor: Mario Amâncio de Azevedo.


De Luka: Olá Mario como está hoje?

Mario Amâncio: Estou refletindo com o presente e o futuro.


De Luka: Desde quando você realmente começou a se sentir um poeta?

Mario Amâncio: Desde que editei o meu primeiro livro:
  O Canto das Letras ‘‘ ( Que encontra nesse blog na íntegra.) Na época sai divulgando mundo afora o meu trabalho, de bar em bar... de mesa em mesa e as pessoas faziam sua própria avaliação.

De Luka: A poesia é necessária na sua vida?

Mario Amâncio: Eu acho que o mundo é uma poesia, a vida é uma poesia! Afinal, é só olhar ao seu redor, digo o mundo a natureza em si.Então é necessário poetizar a vida e se a vida é importante a poesia também.


De Luka: Quando escreveu seu primeiro poema?

Mario Amâncio: Nossa!...Deixa me lembrar...Meu primeiro poema foi direcionado ao amor, eu tinha aproximadamente 20 anos ou menos. 


De Luka: Você gosta de declamar ou ler seus poemas?

Mario Amâncio: Hum!... Não gosto de declamar os meu poemas. Eu sou meio introspectivo nessa parte, sei que estou errado, que  deveria declamar , porém prefiro pessoas que fazem teatro, artistas que gostam de interpretar; Porém eu adoro ler alguns deles.


De Luka: Qual gênero poético você mais gosta de ler e escrever?

Mario Amâncio: Eu gosto de mensagens espiritualistas e outras que traduzem o amor entre dois eternos amantes. rs


De Luka: Onde você escreve,precisa de um espaço, um clima especial ou faz versos em qualquer lugar?

Mario Amâncio: Eu escrevo em uma agenda, um papel rasgado ou até em um guardanapo. Depende da sensibilidade do dia para escrever algo, ou captar um tema poético que está ao meu redor.Mas escrever perto de mananciais..Mar e montanhas é essencial.Mas atualmente uso muito o notbook.

De Luka: Quais elementos você considera essenciais para escrever uma boa obra?

Mario Amâncio: Tem que ter cadência, sonoridade... Tem que ser escrito de uma forma simples, livre e ao mesmo tempo uma forma forte, que mexa com os nossos sentimentos.


De Luka: O que o leva a escrever?

Mario Amâncio: Uma forma de desabafo, de lançar os meus sentimentos  mundo afora e também tentar mudar algo para melhor.


De Luka: Como nascem as histórias?

Mario Amâncio: Às vezes situações do dia a dia,onde coloco um pouco da minha imaginação, da minha percepção e profissionalismo.


De Luka: De todas suas obras qual sua favorita, qual a mais recente?

Mario Amâncio: Minha favorita por enquanto, é "A meretriz e o sonhador" - expressa  um amor impossível e, também do poema
"Luminoso e dedicado!" que fala sobre liberdade... "Através do armário" é a mais recente, fala a respeito dos desejos escondidos. (risos)

De Luka: Você tem alguma obra de grande valor sentimental?

Mario Amâncio: Tenho, ela se chama: David, é um poema que fala de um amigo especial,  também uma crônica que fiz quando vi pela primeira vez a cantora e atriz: OLÍVIA NEWTON-JOHN, foi no Rio de Janeiro - ECO-92.


De Luka: Costuma demorar muito escrever suas obras?

Mario Amâncio: Depende do que está se passando na minha vida pessoal, no momento estou amando virtualmente, isso me faz escrever mais.rs


De Luka: Qual obra você mais demorou a escrever?

Mario Amâncio: Biografia cronológica da cantora e atriz Olívia Newton John, também  uma crônica a respeito do paisagens e trabalho do pessoal do Riacho Grande que é sub- distrito da cidade de São Bernardo Do Campo, meus contos em geral.


De Luka: Qual escritor ou poeta você mais admira?

Mario Amâncio: Gosto de Cecília Meireles, Cora Coralina... Fernando Pessoa , o escritor Arnaldo Jabor e Hermam Hesse, Jô Soares(Entre outros).


De Luka: O que é preciso para escrever bem?

Mario Amâncio: Perseverança ,não dar muito ouvidos para algumas pessoas e, além da inspiração têm que ter a transpiração que é: Escrever, refazer, rever... Até chegar ao ponto desejado.


De Luka: Qual sua principal atividade escritor?

Mario Amâncio: Área de culinária (trabalhei no Recanto das Águas -SC)e escritor.



De Luka: Quais seus planos como escritor?

Mario Amâncio: Meu grande sonho é um dia escrever um grande romance, mas por enquanto fico nas crônicas, poesias e contos... divulgando minhas obras mundo afora.


De Luka: O olhar do povo sobre o poeta mudou,já sofreu algum tipo de preconceito por ser um poeta?

Mario Amâncio: Mudou... Já sofri preconceito sim! Mas não me importei.
 
De Luka: Um medo, uma fantasia e um desejo.

.Medo...Tento não té-lo, porém... talvez uma guerra.
.Reencontrar uma paixão virtual.rsr
.Viajar pra Austrália,Grécia,Paris, Amsterdam, Bruxelas, Praga,Irlanda, Itália com essa paixão.


De Luka: Deixe uma mensagem para os poetas iniciantes:

Mario Amâncio: Leia muito e vários gêneros. Leia em voz alta seus poemas para você tentar descobrir a sonoridade, cuidado pra quem você mostra o seu poema no inicio, às vezes podem acabar te desanimando. Não desanime fácil, tudo na vida é questão de tempo, perseverança e dedicação.




Você pode até abraçar o mundo sozinho,
vai ser duro ou quase impossível.
Mais difícil ainda é achar alguém de confiança
e sincera amizade que o faça junto a você.


Mário Amâncio Azevedo









Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.