terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CAPOEIRA E A FAMÍLIA



Domingo de evento, dia de festa e aglomerado de gentes boas e felizes, onde mostram a luta, a arte a amizade,  à cumplicidade, doação e amor.
Dança do coco, Maculelé, Samba de roda e JOGO DE CAPOEIRA DA MAIS FINA ESTAMPA .
Teve um Grupo de samba e a mais deliciosa galinhada, onde o angú de polenta no caldo de galinha e azeitona verde fez a festa e foi vedete da mesa.
Até hoje nas sabemos o porquê da capoeira não estar nas olimpíadas se é discriminação, falta de gentes na luta ou conscientização do povo.A carta de petição está na Espanha, engavetada.
Com meu lado poético e na arte da culinária acabei conhecendo pessoas envolvidas nessa arte milenar, surgida no Brasil, no Estado da Bahia oriunda dos negros africanos e que ganhou o mundo, e tanto faz bem a jovens  é envolvidos. No inicio jogavam em campos de pequenos arbustos, capoeirão ou capoeira, daí o seu nome de origem.
Pais, mães, filhos, amigos e Administrativos como...Mestre Hermes, Ronaldo, Boneco, Pelé , Agenor, a ARTISTA PLÁSTICA, “SILMARA AKAMINE”, onde fez uma exposição de quadros com o tema da festa, todos estiveram juntos pra dar continuidade a uma tradição, se propuseram num grande evento  na cidade de Santo André, onde todos lutam pela ...CAPOEIRA QUE TE QUERO OLÍMPICA....Foi o terceiro encontro de bambas, que reuniu atletas de várias cidades e a unificação e força se concretizou. Foi feita uma homenagem com entregas de medalhas para os envolvidos, na hora sai do minha função de cozinheiro e fiquei atrás ouvindo o discurso e vendo a cena ,um dos mestres simplesmente me abraçou de lado e me conduziu ao seu lado, onde senti melhor toda energia de alma da roda dos capoeiristas.
A energia pra quem sabe sentir foi a melhor possível, um povo sem preconceitos e divertidos, onde a alegria estava estampada na face de todos, e ali foram despejados um pouco do suor e espiritualidade positivas e com certeza num futuro próximo estarão nas olimpíadas.

NOVEMBRO DE 2010 - SANTO ANDRÉ

Nenhum comentário: