quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PAÍSES QUE DEVEMOS CONHECER- HOLANDA E BELGICA



BRUXELAS-BÉLGICA


HOLANDA E BÉLGICA NOS PRIMÓRDIOS


OS PAÍSES - BAIXOS COMO ERAM CHAMADOS  NÃO ERA MAIS DE QUE UMA TRISTE PLANÍCIE, ENCERRADA ENTRE IMENSAS E SOMBRIAS FLORESTAS , QUANDO PELA PRIMEIRA VEZ APARECEM NA HISTÓRIA NA ÉPOCA DA CIVILIZAÇÃO ROMANA.
DURANTE SÉCULOS E SÉCULOS OS NUMEROSOS RIOS DESSA REGIÃO TINHAM AMONTOADO EM SUAS MARGENS LÔDO E TERRA, OS ANTIGOS CELTAS , QUE HAVIAM ESCOLHIDO PARA SUAS MORADAS ESTAS PARTES PANTANOSAS , VIVIAM COMO CASTORES NAS ARBORIZADAS ILHAS DA FOZ DO RENO.

QUANDO OS ROMANOS CHEGARAM JÁ ALGUMAS TRIBOS GERMÂNICAS HAVIAM DESALOJADO OS CELTAS. DENTRE ESSES OS BATAVOS E FRISÕES, PELO SEU AMOR À INDEPENDÊNCIA E PELA OBSTINADA FIRMESA COM QUE DEFENDERAM A TERRA QUE HABITAVAM,

TEMPOS DEPOIS OS BATAVOS SE ALISTARAM NAS LEGIÕES ROMANAS E SE DESTACARAM PELA SUA EXTREMA VALENTIA. NO SÉCULO IV AS TRIBOS FRANCESAS CHEGARAM A ESSA REGIÃO SEGUINDO O CURSO DO RENO E SE APODERARAM DELA POUCO A POUCO VENCENDO OS BATAVOS, FRISÕES E DEMAIS TRIBOS, ATÉ QUE CAIU EM TOTAL PODER DE CARLOS MAGNO, DEIXANDO AQUELES POVOS SEM USOS E COSTUMES , CONTENTANDO EM LHES DAR GOVERNADORES.

UM DOS PLANOS DE CARLOS MAGNO CONSISTIA EM ENRIQUECER E TORNAR PODEROSOS OS BISPOS DAS TRIBOS RECENTEMENTE CONVERTIDOS AO CRISTIANISMO E DESSA FORMA ESTES BISPOS – PRÍNCIPES ALCANÇARAM GRANDE IMPORTÂNCIA E PODER. DEPOIS DA MORTE DE CARLOS MAGNO DESFEZ-SE O SEU GRANDE IMPÉRIO E SOB O GOVERNO DE REIS FRACOS QUE LHE SUCEDERAM, OS NOBRES TORNARAM-SE AINDA MAIS FORTES E INDEPENDENTES.


HAVIA ENTÃO ALÉM DE BISPOS DE UTRECH, ONDE TEVE SUA SEDE A IGREJA NOS PAISES- BAIXOS , OS CONDES DA HOLANDA , PROVÍNCIA QUE MAIS TARDE DEU SE O NOME A TODO PAÍS. OS DUQUES DE BHABANTE , OS CONDES DE FLANDES E OUTROS ERAM TAMBÉM NOBRES IMPORTANTES. UM ANTIGO ADÁGIO DA FRÍSIA DIZIA QUE ESSA REGIÃO SERIA LIVRE ENQUANTO O VENTO EMPURRASSE AS NUVENS E O MUNDO EXISTISSE.


MESMO NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCIES PARA A SUA PÁTRIA OS HABITANTES DOS PAÍSES –BAIXOS SEMPRE SE RECORDARAM DOS ALTIVOS PRINCÍPIOS DE LIBERTADE.


APÓS ALGUM TEMPO VEIO O TRISTE TEMPO DO FEUDALISMO, EM QUE OS NOBRES LUTAVAM ENTRE SI , CADA QUAL OPRIMINDO O POVO , QUE FOI DESPOJADO DE SEUS LEGÍTIMOS DIREITOS.



E CLARO QUE O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES HOLANDESAS BELGAS FAVORECEU A CAUSA DA LIBERTADE. APESAR DAS CIDADES DOS PAÍSES-BAIXOS NÃO SEREM TÃO ANTIGAS COMO A ALGUMAS CIDADES DA ITÁLIA , DA FRANÇA OU ALEMANHA, HÁ ALGUMAS QUE ASCENDEM MESMO EM TEMPOS TÃO REMOTOS.


QUANDO O COMÉRCIO RECEBEU FORTÍSSIMO IMPULSO DAS CRUZADAS, AS CIDADES QUE SE ENCONTRARAM AO LONGO DO GRANDE CAMINHO DO SUL PRA O NORTE CRESCERAM RAPIDAMENTE EM RIQUEZA E PODERIO.DO SÉCULO XIII AO SÉCULO XV, AS CIDADES DOS PAÍSES –BAIXOS TIVERAM GRANDES E INTENSAS RELAÇÕES COMERCIAIS COM A HISTÓRICA E FAMOSA LIGA HANSEÁTICA. NO SÉCULO XIV HAVIA EM MALINES E SEUS ARREDORES CERCA DE TRÊS MIL FÁBRICAS DE LANIFÍCIOS. GAND CONTAVA COM MAIS DE QUARENTA MIL TECELÕES, E OS OURIVES DE BRUGES ERAM TAL NÚMERO QUE ME TEMPO DE GUERRA UM REGIMENTO ESPECIAL. DELF, HAARLEM , ROTTERDAM E AMSTERDAM, EMBORA FREQUENTEMENTE DEVASTADAS PELAS CONSTANTES GUERRAS ENTRE SENHORES DE TERRAS E CIDADÃOS, ERAM RIQUÍSSIMAS AS CIDADES, ALÉM DE TECIDOS DE LÃ E DOS SEUS FAMOSOS VELUDOS, OS TEARES E OS FLAMENGOS PRODUZIAM TAMBÉM MAGNÍFICOS TECIDOS DE LINHO.


ENQUANTO O COMÉRCIO E A INDÚSTRIA PROSPERAVAM AS CENAS DE VIOLÊNCIA SE SUCEDIAM NAS RUAS DAQUELAS CIDADES, ALÉM DAS LUTAS CONTRA OS ELEMENTOS DA NATUREZA, SE OS VENTOS ACUMULAVAM MONTES DE AREIA NO LITORAL, OS HOLANDESES PLANTAVAM NELES ÁRVORES RESISTENTES , QUE COM AS SUAS EMARANHADAS RAÍZES DAVAM AO SOLO RESISTÊNCIA, FORMANDO UM DIQUE NATURAL. SE OS RIOS SAÍAM DE SEU LEITO, AS MARGENS ERAM REFORÇDAS E TORNADAS MAIS ELEVADAS. SENDO ASSIM POUCO A POUCO COM PACIÊNCIA E FORÇA CONSEGUIRAM CONSTRUIR DIQUES CONTRA AS MARÉS TEMPESTUOSAS, A ESCAVAR CANAIS E SECAR LAGOS E PÂNTANOS.


MESMO ASSIM NO SÉCULO XIII , O MAR INVADIU A HOLANDA E FORMOU O ZUIQUE – ZEE . MAS OS HOLANDESES NÃO DESISTIRAM COM ESSE DOMÍNIO DO MAR EM SEU TERRITÓRIO E VÁRIOS PROJETOS TÊM SIDO ESTUDADOS A FIM DE SECAR ESSA GRANDE EXTENSÃO DE ÁGUA.


ATRAVES DESSA TENACIDADE E GRANDEZA, QUE SE REPETE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO OS HOLANDESES SE TORNARAM UMA RAÇA ENÉRGICA E DECIDIDA A HOLANDA SOFREU UMA SÉRIE DE CONFISCO, COMPRAS, SUCESSÕES E CASAMENTOS, A PARTE MAIS CONSIDERÁVEL DE SEU TERRITÓRIO PASSOU PARA O DOMÍNIO DOS DUQUES DE BORGONHA.


QUE PRETENDIAM ESSES ANEXAR AO SUL DO PAÍS A SUÍÇA E AO NORTE OS PAÍSES-BAIXOS, FORMANDO ASSIM UM REINO QUE SE ESTENDERIA ENTRE A FRANÇA E A ALEMANHA. O REI DA FRANÇA LUIS XV SUSTENTOU ESTAS CONSTANTES LUTAS COM O DUQUE DE BORGONHA, CHAMADO CARLOS, O TEMERÁRIO. DA ÚNICA FILHA E HERDEIRA DO DUQUE , MARIA DE BORGONHA , OBTIVERAM OS HOLANDESES CARTAS DE PRIVILÉGIOS , QUE FORAM OS FUNDADORES DE UMA MAIOR LIBERDADE ALCANÇADA MAIS TARDE. A JOVEM DUQUESA MARIA BORGONHA CASOU SE COM MAXIMILIANO DE HANSBURGO E MAIS TARDE IMPERADOR DA ALEMANHA. SEU FILHO FELIPE I, SE CASOU COM A PRINCESA JOANA FILHA DOS REIS DA ESPANHA , ISABEL E FERNANDO , ONDE DESTE CASAMENTO NASCEU O FAMOSO CARLOS V, SENHOR DE VÁRIOS ESTADOS.


OS PRIVILÉGIOS DOS HABITANTES DOS PAÍSES-BAIXOS CORRIAM GRANDE PERIGO , POIS ESTAVAM ESSES SUJEITOS A SOBERANO CONVENCIDO DE QUE PODERIA DISPOR DA VIDA DOS SEUS SÚDITOS , ASSIM COMO DIREITO DE DETERMINAR- LHES AS CRENÇAS RELIGIOSAS. CARLOS V- REVOGOU GRANDE PARTE DAS LIBERDADES DOS HOLANDESES E REUNIU DEFINITIVAMENTE OS PAÍSES-BAIXOS AO SEU IMPÉRIO, QUASE NA QUALIDADE DE COLÔNIA.


O FILHO DE CARLOS V , FELIPE II QUE TINHA O APELIDO DE “DEMÔNIO DO MEIO-DIA” , NÃO ADMITIU CONCILIAR AS LIBERDADES QUE AINDA RESTAVAM AOS FLAMENGOS COM SEUS DIREITOS DE SOBERANO ABSOLUTO. TENDO OS NOBRES, E LOGO SEGUIR OS BURQUESES , SOLICITANDO A ABOLIÇÃO DA INQUISIÇÃO , E TENDO-SE CONFEDERADO PARA CONSEGUIR QUE FOSSE DIMINUIDO O RIGOR DA LEGISLAÇÃO RELIGIOSA; POR OUTRO LADO TENDO HAVIDO DISTÚRBIOS EM QUE VÁRIAS IGREJAS CATÓLICAS FORAM SAQUEADAS. FILIPE II ENVIOU UM EXERCITO ESPANHOL COMANDADO PELO DUQUE DE ALBA. ESTE INSTITUIU O CHAMADO TRIBUNAL DE SANGUE COM O FIM DE PERSEGUIR OS PROTESTANTES, MAIS DE OITOCENTAS PESSOAS FORAM EXECUTADAS EM TRÊS MESES.


ESTA PERSEGUIÇÃO E OS PESADÍSSIMOS IMPOSTOS PROVOCARAM UM LEVANTAMENTO GERAL. OS REVOLTOSOS TIVERAM COMO CHEFE GUILHERME DE NASSAU, PRÍNCIPE DE ORANGE, DENOMINADO “O TACITURNO” .


SEGUIU-SE UMA GRANDE GUERRA, OS CERCOS DE HAARLEM E DE LEYDEN ESTÃO ENTE UM DOS MAIS MEMORÁVEIS. LEYDEN DEPOIS DE UMA LONGA RESISTÊNCIA ENCONTROU –SE SEM PROVISÕES. OS DIQUES FORAM ABERTOS , E AS ÁGUAS INUNDARAM OS CAMPOS OBRIGANDO OS ESPANHÓIS A BATER EM RETIRADA E PERMITINDO OS NAVIOS APROXIMAR-SE DA CIDADE E TRAZEREM MANTIMENTOS AOS HABITANTES.


ENTRETANTO , AS DEZESSETE PROVÍNCIAS TINHAM PROCLAMADO, EM GAND, NO ANO DE 1576, A SUA UNIÃO E INDEPENDÊNCIA. ESSA UNIÃO DUROU APENAS TRÊS ANOS. NAS PROVÍNCIAS DO SUL A BÉLGICA ATUAL , DOMINAVAM OS CATÓLICOS.


UM DOS SUCESSORES DO DUQUE DE ALBA, ALEXANDRE FARNESIO, AUXILIADO PELAS DIFERENÇAS DE RAÇA E DE DIALETO EXISTENTES NAS PROVÍNCIAS DO NORTE E DO SUL , CONSEGUIU CHAMAR A SI ESTAS ÚLTIMAS. EM 1579, QUEBROU-SE A UNIÃO DE GAND E AS PROVÍNCIAS DO SUL VOLTARAM A O DOMÍNIO DE FILIPE II, PASSANDO A SER CONHECIDAS PELO NOME DE PAÍSES-BAIXOS ESPANHÓIS.


AS SETE PROVÍNCIAS DO NORTE CONTITUÍRAM ENTÃO A REPUBLICA DAS PROVÍNCIAS UNIDAS, DECLARANDO FORMALMENTE SUA INDEPENDÊNCIA.

CADA PROVÍNCIA CONSERVOU SUA AUTONOMIA . OS INTERESSES COMUNS ERAM DEBATIDOS EM UMA ASSEMBLEIA CONSTITUÍDA POR DEPUTADOS DAS PROVÍNCIAS, OS ESTADOS GERAIS. AS PROVÍNCIAS UNIDAS ELEGERAM UM CHEFE, O STATHOUDER, QUE FOI GUILHERME “O TACITURNO”.


FILIPE II OBSTINOU-SE A PROCURAR SUBMETER OS REBELDES. A LUTA DUROU TRINTA ANOS, LANÇANDO OS ESPANHÓIS MÃOS DE TODOS OS PROCESSOS PARA ALCANÇAR O TRIUNFO.


EM 1584 POR INSTIGAÇÃO SUA, FOI ASSASSINADO GUILHERME DE ORANGE, E AS POPULAÇÕES DE ALGUMAS CIDADES, COMO POR EXEMPLO HAALEM , FORAM COMPLETAMENTE MORTOS. OS INSURRETOS QUE COMEÇARAM A SER CHAMADOS HOLANDESES , POR SER A HOLANDA A PROVÍNCIA PRINCIPAL, FORAM SALVOS PELA SUA INDOMÁVEL ENERGIA, PELOS GOLPES QUE SEUS NAVIOS VIBRARAM NO COMÉRCIO ESPANHOL , E PELOS SOCORROS QUE LHES ENVIARAM A INGLATERRA E FRANÇA. PELO TRATADO DE VESTEFÁLIA , EM 1648, FOI RECONHECIDA A INDEPENDÊNCIA DAS PROVÍNCIAS UNIDAS.


COM A PAZ , O COMERCIO TOMOU GRANDES DESENVOLVIMENTOS, OS HOLANDESES DURANTE A GUERRA COM A ESPANHA , TINHAM CONQUISTADO AS POSSESSÕES DE PORTUGAL NO ORIENTE, POIS PORTUGAL ESTAVA SOB O DOMÍNIO ESPANHOL.


TINHAM ESTABELECIDO FEITORIAS NA ÍNDIA E NO ARQUIPÉLAGO MALAIO, FUNDANDO A CIDADE DE BATAVIA EM JAVA.


CHEGARAM MESMO A AMÉRICA DO SUL NO BRASIL E TOMARAM A BAHIA (1624) E DEPOIS PERNANBUCO ( 1625 – 1654).

FUNDARAM ESSEQUIBO NA GUIANA (1627) NA OCÊANIA ESTIVERAM NA COSTA SUDOESTE DA AUSTRÁLIA A QUE CHAMARAM DE “NOVA HOLANDA”, E DECOBRIRAM A TASMÂNIA (1642)


NA PRÓPRIA PÁTRIA A ATIVIDADE DOS HOLANDESES ERA ENORME, COMEÇARAM A SECAR LAGOS E PÂNTANOS , E OS RICOS PRADOS , ASSIM FORMADOS , DERAM SUSTENTO AO MAIS BELO GADO DA EUROPA, A MANTEIGA E O QUEIJO DA HOLANDA ADQUIRIRAM FAMA MUNDIAL. OS FILHOS DAQUELAS DAQUELA ATIVA NAÇÃO ENSINARAM À EUROPA A INTEIRA A JARDINAGEM E O MELHOR CULTIVO DE TERRAS.


POR VOLTA DE (1600) A HOLANDA SE TORNOU O PRIMEIRO CENTRO EDITORIAL DA EUROPA , PUBLICANDO MILHARES DE LIVROS DE HISTÓRIA , VIAGENS E MEDICINA.


A INDÚSTRIA DE LAPIDAÇÃO DE DIAMANTES CONGREGAVA O MAIS ARTÍFICES DO MUNDO.

NA ÚLTIMA METADE DO SÉCULO XVIII HOUVE GUERRAS ENTRE A HOLANDA E À INGLATERRA QUE TERMINARAM PELA DERROTA DA INGLATERRA. PORÉM O PODER NAVAL DA HOLANDA RECEBEU UM RUDE GOLPE.


NO TEMPO DE LUIS XIV, A FRANÇA CONQUISTOU PARTE DO TERRITÓRIO DOS PAÍSES-BAIXOS ESPANHÓIS QUE TINHAM PASSADO PARA A ÁUSTRIA , E INVADIU A HOLANDA , PARA SE DEFENDEREM  OS HOLANDESES ABRIRAM OS DIQUES , PORÉM AS ÁGUAS GELARAM E AS TROPAS FRANCESAS AVANÇARAM SOBRE O GELO E ATACARAM HAIA. UM SUBIDO DEGÊLO SALVOU , CONTUDO , O PAÍS.


ERA ENTÃO O CHEFE DA REPÚBLICA UM BISNETO DO TACITURNO, QUE SE CHAMAVA GUILHERME COMO O BISAVÓ, QUE CASARA COM A PRINCESA MARIA, FILHA DE JAIME II DA INGLATERRA. QUANDO SE DEU A REVOLUÇÃO INGLESA DE 1688, E GUILHERME FEITO REI DAQUELE PAÍS.


NO SÉCULO XVIII DIMINUIU A IMPORTÂNCIA DAS PROVÍNCIAS UNIDAS DA REPÚBLICA HOLANDESA; HOUVE GRANDES DISTÚRBIOS, QUE MOTIVARAM A INTERVENÇÃO DA PRÚSSIA. ENTRETANTO ESTALAVA A REVOLUÇÃO FRANCESA E EM BREVE A CARTA EUROPA SOFRIA GRANDES ALTERAÇÕES , AS PROVÍNCIAS UNIDAS FORMARAM A REPÚBLICA BATAVA. POUCOS ANOS DEPOIS , NAPOLEÃO BONAPARTE , TRANSFORMOU AS NUM REINO PARA SEU IRMÃO LUÍS , QUE SE TARDOU MUITO EM DESTRONAR , UNINDO A HOLANDA A TODAS PROVÍNCIAS À FRANÇA. A BATALHA QUE POS FIM AO PODER DE NAPOLEÃO BONAPARTE TRAVOU-SE EM WATERLOO, PRÓXIMO A BRUXELAS.




A FORMAÇÃO DO ATUAL REINO DA BÉLGICA

QUANDO O CONGRESSO DE VIENA REMODELOU A CARTA DA EUROPA, APÓS A QUEDA DE NAPOLEÃO BONAPARTE, OS PAÍSES –BAIXOS PASSARAM A CONSTITUIR UM SÓ REINO, TENDO POR SOBERANO OUTRO GUILHERME, PRINCIPE DE ORANGE. ENTRETANTO AS PROVÍNCIAS DO NORTE E DO SUL NÃO ACEITARAM BEM A RESOLUÇÃO; DIFERENTES DE CARÁTER E DE RELIGIÃO. FOI EM 1830 , APÓS UMA REVOLUÇÃO, AS VELHAS PROVÍNCIAS HISPÂNICO-NEERLANDESAS, E DEPOIS AUTRÍACAS , FORMARAM O ATUAL REINO DA BÉLGICA, ESCOLHENDO PARA O REI UM PRÍNCIPE ALEMÃO, LEOPOLDO DE COBURGO.


AS PROVÍNCIAS DO NORTE FORMARAM O REINO DA HOLANDA, SOB O GOVÊRNO DO PRÍNCIPE DE ORANGE.


O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BÉLGICA FOI MUITO RÁPIDO.O SOLO DO PAÍS É MUITO RICO EM METAIS ; SÃO INÚMERAS AS MINAS DE CARVÃO E DE FERRO.


FABRICAS DE TODAS AS QUALIDADES DÃO TRABALHO A MILHARES DE PESSOAS.


LIÉGE , SITUADA NAS MARGENS DO MOSA, É UM GRANDE CENTRO DE INDÚSTRIA MECÂNICA ; EM MUITAS CIDADES FABRICAM- SE MAGNÍFICOS TECIDOS COM LINHO CULTIVADO NOS ARREDORES. GAND É O CENTRO DE INDÚSTRIA TÊXTIL , PRODUZINDO GRANDE QUANTIDADE DE LÃ E ALGODÃO. LOUVAIN É A SEDE DE UMA ANTIGA E CÉLEBRE UNIVERSIDADE É A ANTUÉRPIA UM DOS PORTOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO.


NAS CIDADES BELGAS E HOLANDESAS SE VEEM GRANDES E BELAS CATEDRAIS, IGREJAS E EDIFÍCIOS DE TODO GÊNERO, COM QUADROS E RECORDAÇÕES QUE ESTÃO LIGADOS AO PRESENTE E AO PASSADO.


OS MUSEUS E GALERIAS DE PINTURA DA HOLANDA E DA BÉLGICA POSSUEM UM VERDADEIRO TESOURO. EM HAIA HÁ UMA GALERIA MAGNÍFICA DE PINTURA CHAMADA MAURITSHUIS.

EM ROTTERDAM, CIDADE COMERCIAL IMPORTANTÍSSIMA , HÁ TAMBÉM UM BELO MUSEU RIKS, ONDE EXISTE RECORDAÇÃO DO TEMPO QUE A HOLANDA TINHA UM GRANDE PODER MARÍTIMO. ANTUÉRPIA POSSUI UM MUSEU MAIS RICO DA BÉLGICA, MAS UMA DAS MAIS CURIOSAS DESTA CIDADE É A FAMOSA IMPRENSA CHAMADA MÚSÉE PLANTIN , COM TODOS SEUS APETRECHOS , TAL COMO SE ENCONTRAVA NO SÉCULO XVI, QUANDO PLANTIN IMPRIMIU SUA NOTÁVEL OFICINA TIPOGRÁFICA A CÉLEBRE POLÍGLOTA REGIA PARA FILIPE II, SOB A DIREÇÃO DO SÁBIO ESPANHOL ARIAS MONTANO.


AMSTERDAM -HOLANDA

TULIPAS-HOLANDA

PECULIARIDADES DA HOLANDA E BÉLGICA

UM RIO DE LONGO CURSO E DE BELEZA EXTRAORDINÁRIA , O RENO SERVE DE LAÇO DE UNIÃO ENTE DOIS PAÍSES BASTANTES AFASTADOS UM DO OUTRO E DE CONFIGURAÇÃO INTEIRAMENTE DIFERENTE : UM É MAIS BAIXO E O MAIS ELEVADO E MONTANHOSO DA EUROPA, O OUTRO É O MAIS BAIXO E PLANO.

DAS ELEVADAS MONTANHAS DA SUÍÇA DESCE O RENO , SALTANDO RUIDOSAMENTE ATÉ ENTRAR NAS ÁGUAS TRANQUILAS DO LAGO DE CONSTÂNCIA. E COM FORÇA REDOBRADA, PRECIPITA-SE ESPUMANTE POR ENTRE ROCHEDOS DE SCHAFFAHAUSEN.

DESSE PONTO, MAJESTOSO É IMPONENTE SEGUE SEU CURSO PARA O NORTE , ATRAVESSANDO DURANTE QUILÔMETROS O TERRITÓRIO DA ALEMANHA.

PASSADA A PORTA DAS SETE MONTANHAS , PERTO DA CIDADE DE COLÔNIA, PROSSEGUE MAIS LENTAMENTE ; E POR FIM , INCLINANDO SEU RUMO UM POUCO PARA OESTE , DIVIDE-SE EM NUMEROSOS BRAÇOS À PROCURA DO MAR, ONDE DESPEJA SUAS ÁGUAS DEPOIS DA SUA LONGA CARREIRA.


O TRIÂNGULO DE TERRAS BAIXAS QUE, NO LITORAL DO MAR NORTE, ENTRE A FRANÇA DO RENO E EM VOLTA DO CURSO INFERIOR DOS RIOS MOSA E ESCALDA , ONDE A PLANÍCIE É MAIS DEPRIMIDA, É CONHECIDA NA HISTÓRIA COMO PAÍSES-BAIXOS. ESTA REGIÃO ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS PAÍSES DIFERENTES : A HOLANDA – PLANA BAIXA COM MUITOS RIOS, CANAIS E PÂNTANOS, E COMPREENDE TODO O DELTA DO RIO RENO. A SUPERFÍCIE DA HOLANDA É DE 34.000 QUILÔMETROS QUADRADAS , APROXIMADAMENTE. A BÉLGICA MAIS AO SUL , É UM PAÍS FORMADO DE TERRAS BAIXAS , NAS REGIÕES DO MOSA E DO ESCALDA , E DE TERRENOS ELEVADOS NAS ARDENAS, COM SEUS MONTES COBERTOS DE BOSQUES, ALGUNS DOS QUAIS COM ALTURA SUPERIOR A MIL METROS DO NÍVEL DO MAR. A SUPERFÍCIE DA BÉLGICA É DE 32.000 QUILÔMETROS QUADRADOS.


E EXTREMAMENTE INTERESSANTE UMA VIAJE A ESSES PAÍSES , PARA VISITAR SUAS PITORESCAS CIDADES ANTIGAS, CHEIAS DE RECORDAÇÕES HISTÓRICAS, E CONTEMPLAR AS SUAS VERDES CAMPINAS SULCADAS POR LONGOS E PROFUNDOS CANAIS ; SUAS MAGNÍFICAS ESTRADAS, PERFEITAMENTE CONSERVADAS; SEUS MOINHOS DE VENTO, SEUS BARCOS, QUE VISTOS A DISTÂNCIA PARECEM NAVEGAR PELOS PRADOS VERDEJANTES. O PORTO DE ROTTERDAM É VERDADEIRAMENTE A ENTRADA PRINCIPAL DA HOLANDA, PELO MAR.OUTRA ENTRADA IMPORTANTE É O ESCALDA , COM PORTO DE ANTUÉRPIA, UNIDO AO RESTO DA BÉLGICA. OR MEIO DE CANAIS E ESTRADAS DE FERRO. BRUXELAS , A CAPITAL DA BÉLGICA É O CENTRO DO PAÍS E UMA CIDADE MUITO ALEGRE.


A HOLANDA E A BÉLGICA OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE NA HISTÓRIA DA ARTE , GRAÇAS AOS NOTÁVEIS PINTORES.A ESCOLA FLAMENGA – QUE COMPREENDIA ARTISTAS TANTO HOLANDESES COMO BELGAS- PRODUZIU VERDADEIRAS OBRAS- PRIMAS QUE PRESENTEMENTE ENRIQUECEM MUSEUS E DE PINTURA. OS NOMES DE REMBRANDT, RUBENS , FRANS HALS, VAN DICK, SÃO UNIVERSALMENTE ADMIRADOS.AS GALERIAS E MUSEUS DAS CIDADES HOLANDESAS E BELGAS ESTÃO CHEIOS DE VALIOSOS TRABALHOS DESTES PINTORES , RETRATOS DE CENAS DOMÉSTICAS, QUE PRODUZEM COM FIDELIDADE E RIQUEZA DE PORMENORES A HISTÓRIA E A VIDA DO PAÍS.


BRUJAS - BÉLGICA

Nenhum comentário: