quarta-feira, 1 de julho de 2015

O QUE É SER POETA - PENSAMENTOS



O QUE É SER POETA

Ser poeta é captar e canalizar o belo, o prazer ou a dor humana , quaisquer sentimentos em versos ou prosas...Registrar a emoção e movimento lento ou rápido que vem aos olhos, onde traduzem através da alma em linhas escritas, faladas ,declamadas e cantadas ... Uns dizem que são anjos outros que são loucos, ou que vivem fora da realidade deste mundo capitalista desenfreado, se tornando um tolo para alguns. E os poetas cumprem sua sina, que é o sacro ofício, dado por Deus, assim é guardado pelos bons anjos nas horas precisas. A poesia voa através dos grandes mares e terras,onde esse dom permite o contato com as belas e sábias borboletas da cultura que também são destinadas ao sacro oficio, afinal, através de seus seres podem mudar um mundo, uma mente, vários homens, o destino de uma nação. Ser poeta se tentarmos definir bem, talvez seja o maior doador de sentimentos, seus e os alheios para a humanidade. A poesia não tem preço, mas sim um valor inestimável, pois os poetas com seu amor incondicional em espalhar o pólen dos bons sentimentos vão além de si mesmos, onde morre e nasce a cada fração de minuto, através do sorriso de uma criança e de homens e mulheres justos ou mesmo injustos...Cada vez que se deparam com um amante da poesia é como estivessem ganho mais um dia de vida, através da valorização de sua arte e ficam a pensar: A espécie humana tem jeito ainda, existe humanidade entre a espécie humana, existe a poesia de sentir e agir nos seres.



DEFINIÇÃO POR OUTROS SERES;

Ser poeta é ter a capacidade de sintetizar e resumir, como disse Fayga Ostrower:
“Só os poetas podem condensar a experiência humana, e isso não passa pelo intelectual.”

Ser poeta é ter a capacidade de aparentar, como Fernando Pessoa:
“O Poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.”

Ser poeta é ser orgulhoso; segundo François Mauriac:
“O orgulho dos poetas não passa de defesa; a dúvida atormenta até mesmo os melhores; eles necessitam de nosso testemunho para não se desesperarem.”

Ser poeta é conseguir observar a natureza, como Voltaire:
“O esplendor da relva só pode mesmo ser percebida pelo poeta. Os outros pisam nela. Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa.”

O poeta consegue enxergar o que ninguém vê, é Ulisses Tavares:
“Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.”

Veja a subjetividade de Platão...
“Todo homem é poeta quando está apaixonado”

Sinta a excitabilidade de Carlos Drummond de Andrade:
“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo... “

Enfim, a importância de ser poeta é resumida por Edmund Burke:
“A poesia é a arte de materializar sombras e de dar existência ao nada.”

Curta, então, uma pequena amostra da sensível Lea Waider:

“Arranco o amado distante do meu corpo e me liberto da dor da ausência ou deixo que sua luz, tão forte quanto rara, me alimente os sonhos de calor?”

Nenhum comentário: