terça-feira, 19 de maio de 2015

AVÓS ETERNAS LEMBRANÇAS



AVÓS ETERNAS LEMBRANÇAS


Lembro... 
De uma boina acinzentada,
de uma roupa bem engomada,
de um relógio de bolso com a corrente dourada.
Da fala rápida e da voz alta concedida pelo tempo...
Na memória o velho sentado na cadeira da varanda dizendo:
- “Eita mundo véio sem porteira”.
Dormia cedo, acordava cedo,
Num quarto claro, num lençol claro,
Numa vida transparente...
Honesta e de trabalho.

“Sempre lave os pés antes de dormir meu neto.”
Lembro-me das suas mãos nos meus pés de criança,
tão macias e molhadas,molhando de carinho meu
coração de menino.
Após os pés lavado e cheio de carinhos...
Um sono tranquilo no quarto claro,
rodeado por bons anjos.

Lembro da avó,
dos vinte filhos,
dos vários netos
e bisnetos.
Vaidosa...Dos cabelos tingidos,
das mãos bem tratadas e de unhas pintadas.
A comida um perfume único,
o aroma até hoje nas narinas,
uma voz macia na memória.

- “Come meu neto”.
As mãos afagavam meus cabelos finos...
Gestos de carinhos, avós especialmente
num gostoso final de semana a minha mercê...
Onde lembrarei até onde puder viver.






Nenhum comentário: